O Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepi), que completa 20 anos em 2024, abriu na noite desta quinta feira o 10º Fórum da Cidadania dos Povos Indígenas. A edição deste ano, que segue até o próximo domingo, é considerada especial pelos organizadores, pois marca a retomada do encontro após cinco anos de ausência.
Debates e apresentações de temas relacionados à cidadania serão realizadas em quatro dias de evento, na Casa de Cultura Mário Quintana, que também será palco da escolha dos novos coordenadores e conselheiros do Cepi para o biênio 2024-2026.
O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) do Estado, Fabrício Peruchin, participou da solenidade de abertura. Ele destacou que o fórum “é a instância máxima de organização, por parte da sociedade civil, da população indígena no Rio Grande do Sul”.
Representando as etnias indígenas presentes no Estado (Xokleng, Charrua, Kaingang e Mbya-Guarani), Acuab, primeira mulher cacica-geral do povo Charrua, saudou os presentes e destacou a luta por visibilidade e retomada de territórios.
Agenda
Entre as principais atividades desta sexta-feira, a partir das 13h30min, uma das mesas vai apresentar e discutir a implementação de duas políticas estratégicas para o fortalecimento territorial, firmadas em 2024: o Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério dos Povos Indígenas e o Governo do RS, que pretende executar ações de regularização fundiária, moradia e bem-viver em áreas indígenas. O encontro é aberto ao público.
fonte: correirodopovo