Quarta-feira, Janeiro 22, 2025
Google search engineGoogle search engine
InícioPolíticaSecretário nega intromissão política de ministério em agenda de Guajajara a Campo...

Secretário nega intromissão política de ministério em agenda de Guajajara a Campo Grande

Após críticas do Conselho do Povo Terena, o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Luiz Eloy Terena, de Mato Grosso do Sul, negou interferências políticas em agenda oficial da ministra Sônia Guajajara, a Campo Grande neste sábado (7).

Segundo ele, os pontos colocados na carta de repúdio não condizem com os fundamentos da agenda oficial da ministra. “Inclusive, os coordenadores do conselho terena foram convidados pela embaixada. Os caciques foram convidados muitos estão vindo para essa agenda, então nós entendemos que é uma agenda positiva institucional em que a ministra vai fazer algumas entregas com o governo do estado e, ao mesmo tempo, vai ter contato com as lideranças indígenas que estão aí fazendo o pleito eleitoral neste ano”, afirmou.

Em nota encaminhada ao Midiamax, Eloy disse, ainda, que a visita será realizada para cumprimento de agenda com o governado do Estado e, na ocasião, será assinado um acordo de cooperação técnica que está sendo construído desde 2023.

“São mais de 150 milhões de reais em investimento para povos indígenas, juntando as ações do Governo Federal e do Governo do Estado. Além disso, uma das pautas também que será tratada é a questão fundiária de Mato Grosso do Sul”, pontuou.

“O presidente Lula veio aqui e reafirmou novamente a necessidade de se pensar um formato de avançar nas terras dos Guarani e Caioá. Então, nós estamos trazendo toda a nossa equipe técnica fundiária para essa reunião. O governo vai estar com a sua equipe também jurídica para participar e nós vamos traçar uma metodologia para reativar novamente aquele diálogo sob opções para a regulação fundiária, especialmente dos Guarani e Caioá. Então é uma pauta bem ampla”, destacou o secretário.

Ele reforça que “aproveitando essa visita oficial, a ministra à noite, no sábado, fora do horário de expediente, vai participar da inauguração da Embaixada Indígena”. “E também vai ser o momento oportuno para apresentar para a ministra 16 pré-candidatos indígenas a vereadores dos municípios de outras regiões”.

Conselho Terena repudia intromissão política de ministério

Na véspera da visita da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, a Campo Grande, o Conselho do Povo Terena emitiu nota de repúdio contra supostas interferências político-partidárias no movimento indigenista de Mato Grosso do Sul.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments